top of page

A Fundação Primeiro 
Mundo me proporcionou 
mais que uma bolsa de 
estudos num momento de 
dificuldade.

Juliana

Juliana Caliento
Depoimento

        A doença e a consequente perda do pai impactaram a vida de Juliana Caliento no momento em que ela precisava direcionar seu futuro, decidir sobre que carreira seguir. Ingressou em Publicidade Propaganda e, depois de concluir o primeiro ano, prestou vestibular para Direito, mas cursou apenas seis meses. Desiludida com a profissão, viu-se sem saber o que realmente queria e, para complicar, a mãe não tinha mais como custear seus estudos e então teve que arranjar trabalho para ajudar nas despesas da casa.
        “Foi nessa fase que conheci o Luiz e a fundação. Eu me inscrevi para o processo seletivo e, mesmo ganhando a bolsa, fui aconselhada pelo psicólogo a buscar orientação profissional para, de fato, descobrir em que área meu perfil se encaixaria. Após seis meses de terapia, estava certa de que queria ser assessora de imprensa”, conta.

        Cursando Jornalismo à noite, Juliana trabalhava durante o dia em um escritório de advocacia como secretária e também elaborando algumas petições, até que, no último ano, conquistou uma vaga de estágio remunerado no Hospital das Clínicas (HC/USP-RP), onde, uma vez por semana, fazia a produção de um programa de TV chamado Minuto Saúde, que discutia assuntos relacionados ao universo do hospital e era transmitido pelos aparelhos disponibilizados nas salas de espera. Assim ela pôde ter um contato maior com a profissão que escolhera e à qual se tem dedicado ao longo dos anos.
        Foi no dia de sua formatura, em 2001, que conseguiu emprego na agência Conceito Comunicação, onde está até hoje. De lá para cá, Juliana lembra das mudanças que ocorreram no mercado e a necessidade de adaptação às tecnologias. “Para se ter uma ideia, a gente
enviava release por fax”, conta nostálgica. A pós-graduação em Jornalismo Científico, pela UNICAMP, e depois em Organização de Eventos, UNAERP, contribuíram ainda mais nesse processo, segundo ela, para elaborar textos, gerar notícias e desenvolver projetos de comunicação que agregassem valor à marca do cliente. Essa é a trajetória da 'menina' que, em 1996, não sabia que rumo tomar. O tempo lhe trouxe certezas e uma carreira com muitas conquistas. Cresceu com a empresa e tornou-se uma profissional respeitada. Na bagagem, carrega experiências junto a grandes nomes e marcas de segmentos variados, desempenhando um trabalho competente no que diz respeito à comunicação dirigida, como a assessoria de imprensa; comunicação interna; relações institucionais; comunicação digital; gestão de imagem e de crise; organização de eventos; relacionamento com imprensa e influenciadores digitais.
        Quando tem oportunidade de estar em rodas de bate-papo com universitários, Juliana diz que, além de falar sobre a carreira, enaltece a importância de se fazer o que gosta.

© 2018 Todos os direitos reservados à Fundação Primeiro Mundo.  -  Web Designer: Edson Martinez Jr.

  • Facebook - Círculo Branco
bottom of page